Academia Outdoor

View Original

AS LUVAS PERFEITAS?

Admito ter uma pequena obsessão por equipamento, especialmente por aquele que simplifica tarefas, proporciona conforto ou acrescenta segurança. Foi nesta busca incessante que me deparei com um artigo do Colin Haley, no qual encontrei um elemento peculiar no seu equipamento: um par de luvas de borracha azuis. O Colin é conhecido pela sua profunda experiência em equipamento, mas também pelas suas abordagens pouco convencionais. No entanto, nas semanas seguintes, comecei a reparar que as luvas azuis estavam um pouco por todo o lado, sem serem mencionadas, usadas por atletas patrocinados por marcas como a Black Diamond ou a Hestra, fabricantes reconhecidos por produzirem excelentes luvas. Fiquei curioso e encomendei um par. Desde então as minhas mãos nunca mais foram as mesmas.

Curso de Busca e Salvamento em Avalanche, Alpes

Expedição Campo de Gelo Sul, Patagónia

A marca japonesa de equipamento industrial Showa criou as luvas 282 com o propósito de proteger os trabalhadores industriais do frio. Com apenas 200g, as Showa 282 oferecem uma excelente combinação entre destreza e aquecimento e a membrana Temres, desenvolvida pela Showa, torna as luvas impermeáveis e respiráveis. Isto tudo com uma relação qualidade-preço verdadeiramente imbatível (à venda por 14€ na Sintimex - este modelo tende a ter tamanhos mais reduzidos do que o padrão, pelo que é aconselhável considerar um tamanho maior).

Estas luvas apresentam uma estrutura que combina uma camada externa em poliuretano micro-ventilado, com um forro isolante fixo em acrílico. Esta construção elimina o deslize entre as camadas, facilitando a colocação e remoção das luvas. Já enfrentei sérios problemas devido à exposição das mãos ao frio, uma vez que a maioria das luvas são praticamente impossíveis de vestir com as mãos molhadas. A capacidade de vestir estas luvas nestas condições justifica, por si só, adquiri-las.

Oficina de Trekking de Travessia, Serra da Estrela

Campo de Treino Alpino, Picos de Europa

As Showa 282 não foram desenhadas para serem usadas em atividades que exijam um grande esforço físico ou provoquem uma transpiração intensa. No entanto, nunca tive problemas de transpiração ao usá-las durante caminhadas em temperaturas de até 7º/10ºC. Não sendo extremamente respiráveis, são no entanto mais impermeáveis do que qualquer outra luva concebida especificamente para montanhismo. E, apesar de estar a usá-las enquanto ajudo a prender fitas de crampons na imagem em cima, essas luvas não são ideais para tarefas que exijam precisão.

Nos últimos meses, tenho utilizado estas luvas um pouco por todo o lado, desde uma expedição ao Campo de Gelo Sul até à Serra da Estrela. Na minha opinião, existem duas situações em que estas luvas se destacam de forma notável: quando é necessário retirar e colocar luvas frequentemente, ou quando se está a caminhar em condições de frio e chuva. As Showa 282 são acessíveis, impermeáveis, respiráveis, quentes, duráveis e, acima de tudo, fáceis de colocar e tirar, mesmo com as mãos molhadas. São as luvas perfeitas? Não. No entanto, se tiver de sair de casa com apenas um par de luvas, é altamente provável que seja com as Showa.

Tiago Costa
Da inóspita Patagonia, aos gigantes dos Himalaias, passado pelo isolamento da Gronelândia, o Tiago tem passado as últimas duas décadas a guiar grupos por alguns dos espaços mais selvagens do nosso planeta. É guia de trekking na Nomad desde 2007.