Academia Outdoor

View Original

Menstruação no Outdoor

Os tempos estão a mudar a uma velocidade incrível e esta é talvez uma das melhores alturas de sempre para se ser mulher. Feminismo à parte, existiu um grande desenvolvimento de produtos para a higiene menstrual nos últimos anos e assistimos a uma ampliação das opções disponíveis no mercado. Seguindo a grande tendência de optar por produtos mais sustentáveis, muitas pessoas começaram a utilizar o copo menstrual e as cuecas menstruais em substituição dos tradicionais tampões ou pensos descartáveis. Fazendo a ponte para as atividades de outdoor no geral e para o trekking em particular, esta mudança é muito bem vinda e traz mais facilidade na gestão do período menstrual em plena montanha. 

Cliché ou não, nunca deixes de fazer uma travessia de trekking por esta coincidir com o teu período menstrual. Com um bocadinho de planeamento prévio e experiência, podes aprimorar o método que melhor resulta para ti. 

Existem imensas estratégias que podes utilizar e adaptar conforme o que for mais cómodo para ti, mas independentemente da opção que escolheres, há alguns princípios base que terás de ter sempre em conta. A questão mais importante a considerar é que a tua estratégia esteja alinhada com os princípios Leave no Trace. Deves minimizar o teu impacto ao máximo, por isso, deixar qualquer produto como toalhitas (incluindo as biodegradáveis) ou tampões no meio natural, mesmo enterrados, está completamente fora de questão. Faz a experiência em casa do produto que fores utilizar no trekking. Desta forma garantes que estás confortável com a solução e ficas mais relaxada com a sua fiabilidade. Mesmo que o trekking não coincida com o teu período menstrual, é importante ires prevenida para a montanha, pois as alterações de alimentação, sono e rotina em geral podem influenciar o ciclo menstrual.

Vou então abordar algumas das estratégias possíveis.

Copo Menstrual ou Disco Menstrual

O copo ou o disco menstrual são talvez as opções mais práticas para um trekking de vários dias, uma vez que são um produto reutilizável, leve e facilmente lavável. Antes da primeira e depois da última utilização deves fazer a sua higienização, podes utilizar água e sabão neutro ou toalhitas de limpeza específicas. Em média, podes fazer uma utilização contínua de 12h, o que significa que apenas terás de fazer o seguinte procedimento ao acordar e à noite. 

Material:

  • Copo ou disco menstrual

  • Garrafa de água

  • Toalha pequena

  • Desinfetante mãos

  • Pá (também utilizada para as idas à casa de banho)

Procedimento:

  1. Encontra um sítio tranquilo, longe do grupo e a pelo menos 60 metros de qualquer curso de água, e escava um buraco com 15cm de profundidade.

  2. Faz a higienização das tuas mãos. Este é um passo importante, pois durante um trekking as tuas mãos podem não estar tão limpas quanto parecem. 

  3. Segura a garrafa de água numa mão (a partir de aqui, não troques a garrafa de mão). Lembra-te de ter água de boa qualidade na garrafa, utilizar água contaminada para lavar o copo ou disco pode causar uma infeção, pois os vírus e bactérias vão estar em contacto direto com o teu corpo através da vagina. 

  4. Com a outra mão, retira o copo ou disco e deita o fluido menstrual no buraco que escavaste anteriormente.

  5. Utiliza a água para lavar o copo ou disco. Isto pode requerer alguma perícia pois apenas estás a utilizar uma mão, mas com treino vais ver que se torna fácil. 

  6. Volta a inserir o copo ou disco na vagina 

  7. Faz a limpeza da vulva apenas com água ou também com sabão biodegradável e utiliza a toalha para te secares. 

  8. Por fim, tapa o buraco de modo a que fique como antes

Nota: Consulta o regulamento dos parques naturais onde fores caminhar. Em alguns locais, pode ser necessário colocares o fluido menstrual num saco específico juntamente com os teus dejetos.

Tampão ou penso menstrual descartável

Os produtos reutilizáveis são os mais fáceis de utilizar no trekking, porque não geram desperdício, mas se não estiveres confortável em utilizá-los, existem soluções para utilizares produtos descartáveis. 

Aqui, a principal questão que tens de ter em conta é que tens de levar sempre um saco com fecho zip para colocares os produtos usados. Podes encontrar estes sacos no supermercado, normalmente como sacos de congelação. Em alternativa, podes reutilizar um saco com fecho zip dos frutos secos por exemplo. Seja qual for a opção, identifica o saco previamente e se este for transparente, podes colocar fita preta no exterior para que o conteúdo não seja visível. 

O procedimento a utilizar é semelhante ao que farias numa casa de banho.

Material:

  • Tampão ou penso menstrual

  • Desinfetante mãos

  • Saco zip lock

  • Papel higiénico, toalhitas ou garrafa de água e toalha

Procedimento:

  1. Faz a higienização das tuas mãos.

  2. Coloca o saco zip aberto ao teu alcance.

  3. Faz a troca do penso ou tampão.

  4. Coloca todo o lixo, incluindo papel higiénico ou semelhante, dentro do saco.

Cuecas menstruais ou pensos reutilizáveis

Por último, as cuecas menstruais e os pensos reutilizáveis são a solução menos prática a utilizar quando estás na montanha. Isto porque requerem uma lavagem e secagem diária, o que significa que terás de ter acesso a água em abundância para lavar após o uso e sol para que sequem a tempo da próxima utilização. De qualquer forma, se esta for a opção que te é mais cómoda, podes utilizar a estratégia abaixo para fazer a lavagem. Lembra-te que terás de ter pelo menos dois ou três pares de cuecas ou pensos menstruais, dependendo das condições que terás para lavar e secar a tempo da próxima utilização.

Material:

  • Cuecas ou penso menstrual reutilizável

  • Bacia pequena colapsável ou saco estanque (3L)

  • Garrafa para água (1,5L)

  • Sabão neutro biodegradável

Procedimento

  1. Encontra um local longe do grupo e a pelo menos 60 metros de qualquer curso de água.

  2. Faz a lavagem na bacia com sabão e vai trocando a água à medida que precisares. Pode ser necessário mais de 1,5L de água, por isso garante que tens uma fonte de água disponível ou reserva suficiente. 

  3. Quando finalizares a lavagem com sabão, enxagua bem com água e espreme para retirar o máximo de água possível.

  4. Deixa as cuecas ou penso ao ar livre, até estar totalmente seco. 


Estas são algumas das estratégias que podes utilizar para fazer a gestão da menstruação durante um trekking. Se tiveres algum imprevisto ou dúvida sobre algum procedimento podes consultar os seguintes artigos: A Period Guide For The Outdoors - Leave no Trace ou Cup safety and hygiene - All matters

Rita Caetano
Formada em Desporto de Natureza e Turismo Ativo, a rotina da Rita alterna geralmente entre guiar grupos e descobrir novas montanhas na sua carrinha. Um dos seus grandes objetivos de vida é descobrir a forma mais sustentável de ser minimalista para assim contribuir para a preservação da natureza e chegar às coisas que a fazem realmente feliz.